06 março 2009

2009 - 02 - 20-02-2009 - ANIMAÇÃO E DESCONTRAÇÃO NO CARNAVAL MADALENENSE


_______________________________
FOLIA, LUZES, CAMERAS, DIVERSÃO....
Mais uma vez, o carnaval de Santa Maria Madalena foi um verdadeiro sucesso na região serrana. Turistas de vários pontos do Estado do Rio de Janeiro vieram ao município, descontraíram-se e deleitaram-se com a hospitalidade madalenense. O carnaval deste ano de 2009 vai ficar marcado pelo grande fluxo de visitantes que circularam e aqueceram a economia da cidade. A ocupação dos hotéis, pousadas e casas de aluguel comprovam que Madalena vem se estruturando cada vez mais para essa grandiosa festa.
Pessoas dos municípios de Nova Friburgo, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói, Macaé e Rio de Janeiro foram uns dos visitantes que aportaram por aqui. O número de veículos com placas de outras cidades brasileiras marcou o parâmetro de avaliação nesses dias de folia.
________
ESTADAS
Além dos hotéis e pousadas do Município, as casas de aluguel para temporada fazem a sua parte em fornecer um maior conforto as pessoas que vem curtir o carnaval. Madalena não possui uma quantidade suficiente de leitos para absorver o volume estimado de pessoas, que foi cerca de 10 mil, segundo reportagem da Rede Intertv, por isso, as casas de aluguel ainda é a saída para essa demanda do carnaval.

_____________________________
AZUL E BRANCO - VERMELHO E BRANCO
As duas escolas de samba da cidade desfilaram nas noites de sábado e segunda-feira. A Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Madalena - VERMELHO e BRANCO e a Escola de Samba Mocidade Independente do Itaporanga - AZUL e BRANCO, sempre trazem um brilho especial para a avenida.
As duas escolas recebem subvenção da Prefeitura de Santa Maria Madalena e se organizam num período de dois meses, construindo e confeccionando carros alegóricos, fantasias, destaques, alas e baterias, mobilizando os membros das escolas e moradores da cidade.
_______
BLOCOS
Foram mais de 20 blocos para se curtir o carnaval madalenense. O desfile dos blocos acontece na principal rua da Cidade, na Barão de Madalena. A opção fica por conta do folião, que se tiver fôlego e disposição, pode optar pelos blocos: Vem quem quer, Piranhas, Chapéu com Butina, Privada, Come Quieto, Exercito de Deus, Toco Verde, Elas Querem, Carvão, Feijó Feijoada, Urubu, Girassol da Serra, Toma Essa, Emergentes, Marombeiros da Canela Fina, Da Lama, Buscapé, To Louco, As Rebeldes, Puxa Saco e Caixão.
__________________________
BANDAS NA PRAÇA FROUTHÉ

Ao término das apresentações das escolas de samba e blocos de embalo, a festa do carnaval foi animada com as bandas consagradas na região: Venenos da Serra, Wlad e sua gente, Via Brasil, Yes Brasil e Stratégia. Essas bandas se apresentaram no palanque posicionado na principal praça da cidade e levou os foliões ao delírio até altas horas da madrugada durante os cinco dias de carnaval.
_________
SERVIÇOS
Há tempos o Município não tinha chegado ao nível máximo de ocupação nos hotéis, pousadas e casas de aluguel, e por esse motivo, a Cidade se preparou e manteve serviços especiais para os foliões: Ambulâncias, hospital, pronto atendimento da Defesa Civil local, Guardas municipais, instalação de banheiros químicos e farmácia de plantão.
__________________________
ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA

A programação do Carnaval 2009, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, contou com vários segmentos do Governo Municipal e com o apoio da Secretaria de Defesa Civil, Trânsito e Comunicações, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Saúde. A parceria das referidas secretarias proporciona um conjunto de ações de segurança para os cidadãos madalenenses e visitantes. Na festa do carnaval da cidade, o Governo do Estado do Rio de Janeiro disponibilizou policiais militares para a manutenção da ordem nesses dias de folia e se empenharam para que a festa pudesse transcorrer com bem estar para todos que aqui chegaram.
_______________________________________________________
Foto 01: Santa Maria Madalena lotada de visitantes.
Foto 02: Carro Alegórico da Escola de Samba Vermelho e Branco.
Foto 03: Carro Alegórico da Escola de Samba Azul e Branco.
Foto 04: Julinho Rocha, uma dessas figuras bacanas do carnaval madalenense.
Foto 05: Muitos blocos fazem sucesso na Barão de Madalena, mas o Bloco do Caixão é gargalhada de doer a barriga.

Curta um pouco o que é o carnaval de Santa Maria Madalena. Assista o video do BLOCO DO CAIXÃO.

Edição de video, texto e fotografia: Mário Guimarães
_________________________________________

03 março 2009

2009 - 02 - 18-02-2009 - PREFEITO ARTHUR GARCIA PARTICIPOU DE TRÊS REUNIÕES NAS SECRETARIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No dia 18 de fevereiro, o Prefeito Arthur Lima Garcia e o Vereador José Cândido Gomes do Amorim estiveram na Cidade do Rio de Janeiro cumprindo uma agenda de reuniões na área do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Econômico.
No Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na primeira reunião do dia, Arthur Garcia e o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, André Ilha, iniciaram os trabalhos sobre o Horto Florestal Santos Lima para projeto de revitalização, a partir de metas de compensações ambientais. Numa primeira etapa, está previsto que o horto produzirá mudas de arvores da Mata Atlântica, (cerca de 500 mil), para as matas ciliares da PCH Santa Rosa do município de Bom Jardim-RJ. Outro assunto em pauta foi sobre trilhas ecológicas no PED - Parque Estadual do Desengano. A idéia do Prefeito Arthur foi reivindicar uma parceria entre as Secretarias de Estado de Agricultura e do Ambiente e juntos, formarem um grande empreendimento turístico para o Municipio, possibilitando assim, passeios ecológicos (dentro do Parque) e passeios rurais (em volta do Parque). Dessa feita, o projeto terá retorno para que seja auto-sustentável com a visitação dos turistas. A Mineradora Anglo-Americana está viabilizando projeto para demarcação das trilhas no PED. O Projeto de microbacias do Rio Rural GEF e Rio Rural BIRD, do Banco Mundial e Secretaria Estadual de Agricultura,, também poderão gerar recursos para o incentivo do turismo rural e do turismo ecológico.
Para meados de 2009, entra em execução o Projeto Guarda-Parques - profissionais treinados para a manutenção de floresta. Os guarda-parques são vinculados ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e permanentemente fazem treinamento nos quartéis do Estado, capacitados em legislação ambiental, procedimentos legais, liderança, atendimento ao público e ecologia. Este projeto faz parte do Plano de manejo do PED.
Na segunda reunião, O prefeito Arthur e o Vereador José Cândido estiveram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, com a Superintendente da Secretaria, senhora Mara Lúcia e com a Assessora Lúcia Helena do Nascimento.
A pauta dos assuntos discutidos foram: atração de empresas para o Município; desenvolvimento na área do turismo e projeto para liberação de pequenas licenças ambientais com participação de equipe de profissionais da Prefeitura. Uma empresa que venha para Santa Maria Madalena e monte uma fábrica de plástico, para funcionar, precisa de uma avaliação para a instalação da fábrica, que ficará por conta dessa equipe de profissionais, agilizando e fazendo com que as empresas consigam a liberação das licenças com mais velocidade, evitando assim, a burocracia em se conseguir essas licenças.
A terceira reunião do dia foi na secretaria de Estado de Agricultura com o Secretário Christino Áureo.
O Vereador José Cândido, pediu ao secretário que fosse implantado no Município de Madalena o programa do Governo Estadual - Sopa da Cidadania. Este programa, implantado em Madalena, pode atender instituições como Pestalozzi, Asilo, Creche, Hospital, dando suporte as pessoas carentes no município. Cada lata de sopa tem três quilos, e dá para alimentar até 25 pessoas. A sopa, desidratada, é de preparo rápido – basta misturar com água fervendo. A sopa é feita com legumes, hortaliças, tubérculos e carne e é um complemento alimentar destinado a famílias da periferia em situação de vulnerabilidade social.
Ainda na oportunidade do encontro, o Prefeito Arthur solicitou em caráter de urgência, apoio para conseguir máquinas e caminhões para recuperação das estradas vicinais do Município. Arthur, solicitou também ao Secretário, a recuperação das rodovias estaduais que cortam o Município de Santa Maria Madalena, as RJs 146 e 182.

ENTENDA AS LEGENDAS

PCH - Pequenas Centrais Hidrelétricas

INEA - Instituto Estadual do Ambiente, fusão dos três antigos órgãos ambientais FEEMA, SERLA e IEF

PED - Parque Estadual do Desengano, área de Mata Atlântica, localizada nos Municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis

GUARDA-PARQUES - O Serviço foi criado pelo Decreto Estadual nº 41.089, de 21 de dezembro de 2007, delegando ao Corpo de Bombeiros as tarefas de fiscalização, prevenção e combate a incêndios florestais, busca e salvamento e relações públicas em parques, reservas biológicas e estações ecológicas administradas pelo INEA.
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
___________________________________
___________________________________

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA