15 maio 2009

2009 - 05 - 15-05-2009 - IPHAN ESTUDA TOMBAMENTO DE SANTA MARIA MADALENA

Iphan estuda tombamento de Santa Maria Madalena

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está estudando o tombamento de Santa Maria Madalena, cidade localizada na região Serrana do estado, a 230 km do Rio, que conserva parte de sua arquitetura característica do século XIX.
Representantes do instituto já estiveram na cidade para fazer levantamentos históricos e iconográficos e se reuniram com técnicos da prefeitura e lideranças empresariais locais para esclarecer sobre benefícios do processo de tombamento. Além do incentivo ao turismo cultural, o tombamento garante a utilização das leis de incentivo fiscal e a assistência técnica do Iphan.
Segundo o superintendente do Iphan-RJ, Carlos Fernando de Andrade, a idéia é fazer o tombamento de um conjunto paisagístico formado pela cafeicultura e pelo desenvolvimento das ferrovias no século XIX .
-Por ter tido seu desenvolvimento parado no tempo, quando extinguiram o ramal de trem e o asfalto demorou a chegar, Santa Maria Madalena é um bom exemplo desta época – explica o superintendente.
Da Redação do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria Madalena



_______________________________________________________

2009 - 05 - 06-05-2009 - EM JULHO, SANTA MARIA MADALENA VAI PARTICIPAR DO JAI

Doze equipes da região serrana do Estado do Rio de Janeiro participarão dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Os acertos para as futuras competições foram definidos numa reunião realizada no Município de Teresópolis, no dia 6 de maio.
Neste Congresso Técnico ficaram acertadas as datas das competições que serão levadas a efeito no período de 6 de junho a 23 de agosto, entre as equipes de Santa Maria Madalena, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis, Levy Gasparian, Macuco, Carmo, Sapucaia, Bom Jardim, Cantagalo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu.
No dia 12 de Julho às 13hs no Estádio João Caputo a equipe de Santa Maria Madalena enfrentará nada mais, nada menos do que a equipe do Município de Areal, campeã de 2008.
No mesmo dia e local, também jogarão os vencedores dos confrontos: São José do Vale do Rio Preto x Petrópolis e Levy Gasparian x Macuco. Na outra chave teremos as competições dos times de: Sapucaia x Carmo, Bom Jardim x Cantagalo e Teresópolis x Cachoeiras de Macacu.
Edição de texto: Mário Guimarães, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria Madalena.
_________________________________________________________

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA