09 maio 2009

2009 - 05 - 08-05-2009 - SALÃO DE TURISMO DIVULGARÁ BELEZAS DO INTERIOR DO ESTADO

Promover o desenvolvimento turístico e divulgar as belezas naturais do interior do Rio de Janeiro. Esse é o principal objetivo do Salão Estadual de Turismo 2009, antigo Rio Intertur, lançado oficialmente pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer nesta quinta-feira (7/5). A terceira edição do evento propõe ações para aumentar o fluxo de turistas e a geração de novos negócios. A maior feira de turismo do Estado, que será realizada nos dias 5 e 6 de junho em Petrópolis, pretende superar os números obtidos durante o salão de 2008 e receber cerca de 13 mil visitantes.
As 60 cidades participantes apresentarão suas atrações às operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos e jornalistas especializados. A feira reúne fornecedores, hotéis, pousadas, atrativos turísticos, mostra de artesanato e apresentação de manifestações artísticas e culturais. Durante o evento, também acontecerão palestras sobre o tema “As novas oportunidades do turismo interno – Um novo comportamento do turista”. O debate apresentará as alterações que estão beneficiando os destinos mais próximos dos mercados emissores e o interior.
- Não estamos acabando com a Rio Intertur, e sim reconhecendo o evento como o primeiro trabalho importante que saiu na frente da política de turismo que o Ministério do Turismo e a secretaria estão transformando em política de governo. A ação, que partiu da iniciativa privada, mostrou o quanto é importante apresentar toda a potencialidade dos produtos que nosso maravilhoso estado possui. É importante divulgarmos o que temos. A partir do ano que vem, pretendemos ampliar ainda mais o salão - declarou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins.
A feira, criada em 2007 pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, já aconteceu em Nova Friburgo e em Cabo Frio. A primeira edição do salão reuniu 44 municípios e 2.700 visitantes. No ano passado, a feira recebeu 52 cidades fluminenses e 9.500 pessoas. Com o apoio do governo estadual, a expectativa é consolidar ainda mais o Salão como o principal segmento de promoção turística.
- A feira é um evento que propicia ao sistema turístico, tanto do estado como de outras regiões do país, conhecer em um único local toda a potencialidade de destinos do Rio de Janeiro. É uma ótima oportunidade de integração. A feira está crescendo em termos de visitantes e expositores. Ao se tornar salão estadual, o Intertur passa a atrair outros participantes - explicou o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux, Paulo Roberto de Oliveira Senise.
O Salão Estadual de Turismo 2009, que acontecerá no Hotel Vale Real, em Itaipava, tem entrada franca e ficará aberto aos visitantes das 14h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.riointertur.com.br/. O evento dedicado ao turismo tem o apoio do Ministério do Turismo, da TurisRio, do Sebrae/RJ, da Prefeitura de Petrópolis e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
O secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, o presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix, secretários de turismo do interior do Estado e representantes de entidades ligadas à área também participaram da solenidade.



Por Marcelle Colbert, do Núcleo Intranet

FOTOS: Panoramio
______________
01 - Saquarema
02 - Santa Maria Madalena
03 - Arraial do Cabo
04 - Búzios
05 - Teresópolis
06 - Petrópolis
______________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria Madalena.
_________________________________________________________

08 maio 2009

2009 - 05 - 06-05-2009 - GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL VISITOU QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA


No dia 06-05, quarta-feira, o governador Sérgio Cabral participou de várias solenidades na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Os municípios de São Sebastião do Alto, Cordeiro, Macuco e Duas Barras receberam o Governador, o Vice-Governador, Secretários de Estado e Deputados, numa visita que marcou inaugurações de obras e anúncio de outras medidas importantes para os municípios visitados.
Em São Sebastião do Alto foi inaugurado um sistema de abastecimento de água da CEDAE, beneficiando cerca de 8.300 habitantes. Também no Município do Alto, houve o lançamento da pedra fundamental das obras de construção de 3 PCHs: Caju, Santo Antônio e São Sebastião do Alto, respectivamente localizadas nas cidades de Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Bom Jardim. Cada usina geradora de energia terá capacidade instalada de 10 MW, com investimento total de R$ 210 milhões. Durante as obras, com previsão de conclusão em até 18 meses, serão gerados cerca de 1.500 empregos diretos. No outro evento, o Governador pousou seu helicóptero, no Parque de Exposição Raul Veiga, na cidade de Cordeiro para uma reunião com produtores rurais de várias localidades da região serrana.
Com mais de mil pecuaristas presentes, o Governador anunciou a nova legislação tributária assinada em sua gestão, que zerou o ICMS em todas as etapas da cadeia produtiva de leite.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, destacou que essa era uma antiga reivindicação da cadeia láctea, que vai valorizar definitivamente o leite produzido e industrializado no território fluminense. “As medidas vão acabar com a gangorra de preços e injetar recursos para modernizar as indústrias e cooperativas e melhorar a vida dos produtores do estado”, afirma Áureo.
O Estado do Rio de Janeiro viverá uma verdadeira revolução silenciosa, com os futuros investimentos de R$ 200 milhões de reais para serem aplicados em estradas vicinais, saneamento de pequenas comunidades e recuperação da estrutura produtiva, disse o Governador Sérgio”.
Sérgio Cabral aproveitou a oportunidade para fazer uma retrospectiva do Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre os avanços proporcionados desde que assumiu em 2006. Obras com a Petrobras do COMPERJ (8 bilhões de dólares de investimentos), em Itaboraí; Arco Rodoviário na região metropolitana, ligando Itaguaí, Seropédica, Nova Iguaçu, Caxias, Magé, Guapimirim; Escolas técnicas pelo interior do Estado; abastecimento de água; informatização das escolas com notebooks com acesso à banda larga para os professores do Estado; mil e novecentas escolas ou seja, dezenove mil salas de aula com sistema informatizado e ar condicionado para todas as unidades escolares.
Após visitar o Município de Cordeiro, Sérgio Cabral seguiu em direção a cidade Macuco, onde participou das obras de ampliação no Sistema de Abastecimento de Água, inauguração da Creche Municipal Zilda Ribeiro e visitou o Colégio Farmacêutico Rodolpho Albino.
Finalizando o dia de atividades pelas cidades, o Governador Sérgio, pousou em Duas Barras, no distrito de Monerat, para início das obras de implantação de Sistema de Abastecimento de Água.
Em todos esses anúncios de obras e promoção de qualidade de vida para os cidadãos fluminenses, muitos prefeitos da região serrana estiveram presentes prestigiando e percebendo que o Governador Sérgio Cabral tem olhado pelo Estado do Rio de Janeiro de uma forma ampla, visando o atendimento das demandas de cada cidade.
O Prefeito Arthur Garcia, juntamente com o Secretário de Planejamento Nestor Lopes, Assessor de Imprensa Mário Guimarães, acompanharam o Governador em cada localidade e receberam sinal verde no lançamento de uma futura obra no Município de Santa Maria Madalena.
_________________________________________________


Autoridades que participaram dos eventos nos municipios:


Luiz Fernando Pezão, Jorge Picciane, Pedro Cabral, Deputado Federal Glauber Braga e Fernando Lopes, Vice Governador Pezão, Secretário de Estado Christino Áureo e Wilson Carlos, Deputado Estadual Rogério Cabral, André Correia, Paulo Melo, Aparecida Gama, Nelson Gonçalves, Altineu Cortes e Olney Botelho, Prefeito Silvio Daflon, Prefeitos dos municipios: de Cachoeiras de Macacu, Cardoso Moreira, Cantagalo, Sapucaia, Sumidouro, Italva, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, Carmo, Barra do Piraí, Bom Jardim, Macaé, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu, entre outros.
__________________________


FOTO 01 - Governador Sérgio Cabral em São Sebastião do Alto.
Foto Carlos Magno, Governo do Estado do Rio de Janeiro
______________________________________________


FOTO 02 - Sérgio Cabral anunciou a nova legislação tributária assinada em sua gestão.
Foto Carlos Magno, Governo do Estado do Rio de Janeiro
______________________________________________

FOTO 03 - Governador Sérgio Cabral abraçando os municípios de Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu (Prefeito Arthur Lima Garcia e Prefeita Tedi).
Foto Mário Guimarães, Santa Maria Madalena-RJ


OUTRAS FOTOS



























Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria Madalena.
________________________________________________________

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA