08 julho 2009

2009 - 06 - 26-06-2009 - 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CONHECER PARA TRANSFORMAR

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura realizou no dia 26 de junho, no Ginásio Poliesportivo, a V Conferência Municipal de Educação.
Seguindo o cronograma Nacional, municípios de todo o País estão se organizando para que as propostas sejam apresentadas e condensadas em um grande projeto educacional.
O objetivo principal da conferência é mobilizar os segmentos da sociedade para elaboração de um documento que viabilize a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação.
O Prefeito Arthur Garcia e o Secretário de Educação, Nélson Saraiva, declararam aberta a conferência, enfocando os desafios já alcançados desde 1997, onde a educação madalenense iniciava uma grande revolução, tendo como respostas as sementes e frutos do projeto daquela época. Há muito o que fazer, quando se trata da formação do cidadão e precisamos avançar cada vez mais, disse o Prefeito Arthur.
Após a abertura, vários participantes iniciaram os trabalhos, divididos em grupos e debateram seis eixos temáticos: I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; IV – Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; V – Financiamento da Educação e Controle Social; e VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
O evento foi destinado a participação de todos, como estudantes, professores, pais, gestores, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação. As conferências acontecem seguindo um plano hierárquico, onde o município realiza a conferência individualmente, depois conferência intermunicipal, com vários municípios unidos realizando a conferência em uma das cidades, conferência estadual e Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília entre os dias 28 de março a 1 de abril de 2010, com o tema central: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.
Fizeram parte da solenidade de abertura: Prefeito Arthur Lima Garcia, Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Nélson Neves Saraiva, Secretário de Saúde, Carlos César Pereira Bento, Vereadora Erinete Cardoso Lopes, Coordenador do Pólo CEDERJ de Santa Maria Madalena, Professor Orlando Mendes, Diretor do Colégio Barão de Santa Maria Madalena, João Carlos Rocha, Diretora do CIEP 273, Luciane Bardasson, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria Madalena, Sirlei Reigoto, Presidente do Fundeb, Daniel Figueiredo Feijó, Diretora da Divisão de Cultura, Jeane Caputo e Diretor da Casa de Cultura, Jomar Dias.
____________________________________
CONAE - Conferência Nacional de Educação.
____________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
____________________________________

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA