18 junho 2009

2009 - 06 - 08-06-2009 - HÁ 147 ANOS, SANTA MARIA MADALENA SE EMANCIPAVA DO MUNICIPIO DE CANTAGALO

No dia 8 de junho, Santa Maria Madalena comemorou seu centésimo quadragésimo sétimo aniversário de emancipação político-administrativa. O Poder Público organizou um imenso desfile envolvendo as escolas dos seis distritos da rede municipal, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, levando para a principal rua da cidade o “Resgate de nossa História”. Com este tema, cada distrito destacou um paralelo (o que tínhamos, o que temos, o que ganhamos, o que perdemos e o que queremos).
O desfile escolar retratou através de poesias, literatura de cordel, velhas histórias, personalidades que deixaram marcas, dramatizações, caracterizações das origens e famílias, bem como, buscou no passado aspirações para melhorar o presente e determinar ações futuras como sonhos e projetos para a conquista de um mundo melhor.
No palanque oficial, na rua Matos Pitombo, o Prefeito Arthur Garcia e o Vice-Prefeito Angelino Lines, assistiram juntamente com os secretários municipais e vereadores, a história contada pelos madalenenses.

_______
ESPORTE
Escolas, bandas de música, Karate, futebol, Jiu-Jitsu, comunidades, cultura, tudo isso reunido num desfile cívico na Barão de Madalena, levando aos madalenenses e visitantes, um pouco da nossa história.
_____
LAZER

A Secretaria de Turismo e Lazer organizou uma série de atrativos para os munícipes na semana de comemoração pelo dia do Município de Santa Maria Madalena. A festa na Praça Frouthé começou no dia 5 e terminou no dia 8 de junho e durante esses dias foram apresentados shows com as Bandas: PREMIER, LOS GRINGOS, SEGREDO DE ESTADO E WLAD E SUA GENTE, além programação esportiva, barraquinhas, gincana e Feira de Artesanato.
_______
CULTURA
A cultura do município também ganhou um presente formidável de um personagem marcante da história de Santa Maria Madalena. Os escritores Bruno Fonseca Guimarães e Maria Ignes Figueiredo lançaram o livro “DR FRANCISCO FAJARDO - O HOMEM, O MÉDICO, O CIENTISTA, O MENTOR”, verdades que a medicina não contou.


O livro levou cinco anos para ser finalizado, com pesquisas, buscas, viagens, leituras intensas, dias e noites de profundos estudos, mas também de encantamento, de deslumbramento, de pura emoção, de admiração e respeito, quanto ao resgate da história deste grande homem, médico, cientista e mentor.

O evento do lançamento do livro foi no auditório da Escola Barão de Madalena e contou com várias autoridades madalenenses.

RESUMO DA HISTÓRIA DE MADALENA


Santa Maria Madalena, em 1840, tinha denominação de ARRAIAL DO SANTÍSSIMO. Passou a categoria de CURATO por volta de 1851. Em 1855, FREGUESIA de Santa Maria Madalena.
Através do Decreto n0 1.208, de 24 de outubro de 1861, e após os moradores mobiliarem uma casa para as sessões da Câmara Municipal, do Júri e das audiências das autoridades, instalou-se o MUNICÍPIO DE SANTA MARIA MADALENA em 08 de junho de 1862.

O primeiro governante do Município foi o Presidente da Câmara, o Coronel Braz Fernandes Carneiro Vianna, principal responsável pela emancipação, e, é o nome da Praça onde se situa a Prefeitura e no seu interior, a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

Santa Maria Madalena - Rio de Janeiro - RJ

RESUMO MAIS DETALHADO

Histórico

Desbravamento da região, hoje ocupada pelo município de Santa Maria Madalena, data de 1840, quando por ali passou o português Manoel Teixeira Portugal. Logo depois, se estabeleceu no local o mateiro José Vicente, que ali chegou em perseguição a negros fugitivos e armou um rancho no mesmo local do antecessor.

Segundo a lenda, as referidas terras foram cedidas em troca de uma espingarda de fabricação suíça ao padre Francisco Xavier Frouthé, que doou parte delas para edificação de uma capela em homenagem a Santa Maria Madalena, em cumprimento de promessa.

Se do fato, com aparência de lenda, não há senão notícia oral, existe, todavia, a escritura lavrada em notas do escrivão de paz Antônio Leoclat, da freguesia de São Francisco de Paula, terceiro Distrito da Vila de Cantagalo, em 20 de abril de 1850, que vem abonar em parte a afirmativa tradicional.

Devido aos pântanos cheios de barro branco, os viajantes que demandavam a estrada Cantagalo-Macaé, davam ao local o nome de Tabatinga, que foi a primeira denominação do Arraial do Santíssimo, atual cidade de Santa Maria Madalena.

A elevação à categoria de freguesia se deu em 1855 e à de vila em 1861, desmembrada do termo de Cantagalo e tendo anexadas a si as freguesias de São Francisco de Paula e São Sebastião do Alto. Destacou-se na luta pela elevação a município o coronel Braz Fernandes Carneiro Viana, cunhado do Duque de Caxias. Santa Maria Madalena passou à categoria de cidade em 1890.



Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria Madalena.
_______________________________________________________

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA