21 março 2009
20 março 2009
2009 - 03 - 02-03-2009 - SECRETÁRIO DE TURISMO E LAZER DE SANTA MARIA MADALENA PARTICIPOU DO SEMINÁRIO FRANÇA BRASIL
O município de Quissamã sediou no dia 04 de março o seminário França Brasil. Na solenidade de abertura, o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, lembrou os objetivos básicos do evento que foram o intercâmbio cultural, o estímulo ao fluxo de turistas estrangeiros na cidade e região e a troca de experiências entre os dois países, visando à geração de novas oportunidades de investimento, trabalho e renda.
O seminário contou com cerca de dez palestrantes e teve exposição de produtos turísticos regionais e de fotos França-Brasil, além de apresentações de fado e jongo.
Palestrantes — Contando com a organização da ONG Anda Brasil, o seminário começou às 9h, no auditório da prefeitura, com inscrições e café-da-manhã. A programação desenvolveu o tema Desenvolvimento Sustentável e Turismo, ministrado por Jean Marie Henry (Projetos Sustentáveis na Alsácia – França), Dalila Mello (Turismo de Base Comunitária), Ednei Bueno (Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias no Estado do Paraná), Paulo Schiavo (Política Pública nos Parques Estaduais) e Deise Moreira (Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs – e Turismo). O debatedor foi Antônio Rossi, presidente do Fórum Estadual de Turismo.
O Secretário de Turismo e Lazer de Santa Maria Madalena, Rodrigo Torres Lima, participou de todas as palestras proferidas no auditório da Prefeitura do Município de Quissamã, entre 9h e 19h. Além do Secretário, produtores rurais de Madalena também participaram e expuseram produtos do município.
O Seminário Internacional França Brasil foi uma realização da Anda Brasil, Confederação Brasileira de Esportes Populares e Fórum Estadual de Secretários de Turismo do Rio de Janeiro e contou com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e das Prefeituras de Quissamã e Cachoeiras de Macacu.
_____________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
_____________________________________
_____________________________________
17 março 2009
2009 - 03 - 02-03-2009 - SEGUNDA REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL FOI NO MUNICÍPIO DE SUMIDOURO
Segundo o deputado federal Glauber Braga, idealizador do encontro, "é exatamente esta representatividade que torna o Conselho um grande e eficaz instrumento para pensar e realizar o desenvolvimento conjunto da região centro norte fluminense."
Além dos conteúdos acima, a segunda reunião do Conselho, buscou soluções para o desenvolvimento regional. Em março, a próxima condução da reunião, no município de Cordeiro, será do deputado estadual Olney Botelho.
Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo, Duas Barras, Cachoeiras de Macacu e Macuco.
Foto 01 - Conselho reunido na Cãmara Municipal de Sumidouro-RJ.
Foto 02 - Prefeito de Santa Maria Madalena-RJ fez uso da palavra.
Foto 03 - Prefeitos e Deputados comemoram o sucesso da reunião
Foto 04 - Deputado Estadual Rogério Cabral e o Prefeito Arthur Garcia reivindicando o projeto FAETEC digital para o Municipio de Santa Maria Madalena.
Foto 05 - Prefeito Arthur Garcia e o Deputado Federal Glauber Braga comemoram o sucesso do evento.
Foto 06 - Deputado Estadual Olney Botelho e o Prefeito Arthur Garcia de Santa Maria Madalena.
_____________________________________
_____________________________________
2009 - 02 - 26-02-2009 - INEA TEM PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE MADALENENSE
INEA (Instituto Estadual do Ambiente) - unificou os antigos órgãos estaduais SERLA, FEEMA e IEF,
EIA/Rima - (EIA) Estudo de Impacto Ambiental / (Rima) - Relatório de Impacto Ambiental
O estudo prévio de impacto ambiental (EIA) e o relatório de impacto ambiental (RIMA) estão previstos no artigo 225, § 1º, IV da Constituição Federal (CF/88). Eles são instrumentos importantes para aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção. O EIA é uma avaliação preliminar, necessária para a realização de qualquer obra ou atividade que possam causar lesão ao meio ambiente, e que visa diagnosticar a viabilidade de sua realização, com a finalidade de evitar danos ou pelo menos compensar os problemas ambientais que possam decorrer da obra.