13 fevereiro 2009

2009 - 02(Fevereiro) - 02-02-2009 - PREFEITO ARTHUR GARCIA BUSCA RECURSOS EM BRASÍLIA

No início de fevereiro, o Prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia e o Secretário de Planejamento e Coordenação, Nestor Luiz Cardozo Lopes, estiveram na Capital Federal cumprindo uma agenda de importantes reuniões e reivindicações para o Município de Santa Maria Madalena.

Em Brasília, 29 prefeitos do Estado do Rio de Janeiro acompanharam a organização do evento feita pelo Prefeito da Baixada Fluminense, Lindberg Farias, do Município de Nova Iguaçu, tendo na bagagem como temas principais, solicitação de obras e também, captação de recursos para os municípios do interior.
Na extensa agenda de dois dias, os mais variados assuntos relacionados à habitação, saneamento básico, esporte, igualdade racial, cultura e educação, foram acompanhados na seguinte ordem:
No setor de HABITAÇÃO, na segunda-feira, (02-02), a primeira reunião foi no Ministério das Cidades, com foco na criação do Conselho, do Fundo e do Plano Municipal de Habitação, como também, construção de casas populares no município de Santa Maria Madalena. As reuniões foram com a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês da Silva Magalhães, depois, com a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Habitação, Júnia Santa Rosa e, Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo.
Neste mesmo dia, na área do ESPORTE, audiência com o Ministro de Estado do Esporte, Orlando Jesus Silva Júnior, para Implantação do Programa “Segundo Tempo” nas quadras de esportes do município de Santa Maria Madalena.
CULTURA - Audiência com o Secretário Edson Santos da SEPPIR, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, para criação do Museu da Escravatura na cidade de Santa Maria Madalena.


SAÚDE - na terça-feira, (03-02), o Prefeito Arthur teve audiência com o Presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Francisco Danilo Bastos Forte e com o Coordenador da Fundação no Estado do Rio de Janeiro – Marcos Roberto Muffareg. Na pauta, projetos de saneamento básico e estação de tratamento de esgotos no município de Santa Maria Madalena.
ASSISTÊNCIA SOCIAL - Audiência com o Ministro de Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, com apresentação de projeto para ampliação do Programa Bolsa Família no Município de Santa Maria Madalena.

EDUCAÇÃO - Audiência com o Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, para implantação de um pólo do CEFET em Santa Maria Madalena, para cursos técnicos profissionalizantes, à distância.



Foto: Nestor Lopes

_______________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
-------------------------------------------------------------------

12 fevereiro 2009

2009 - 01(Janeiro) - 30-01-2009 - PREFEITO ARTHUR GARCIA PARTICIPA JUNTO COM O DEPUTADO FEDERAL GLAUBER BRAGA PROJETO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

No dia 30 de janeiro, na manhã de sexta-feira, o Município de Trajano de Moraes sediou o 1 encontro para integração das regiões Centro-norte Fluminense no Estado do Rio de Janeiro.

O anfitrião, Prefeito Carlos Gomes, iniciou a abertura do evento agradecendo a importante presença das autoridades das várias localidades da região e, explanou uma breve introdução da história, atrativos turísticos e da situação encontrada na cidade. O município encontra-se em situação delicada, com mais de 15 milhões de dívidas, salários atrasados dos funcionários e mais de 500 processos contra a prefeitura.

Apesar dos contrastes e dos problemas encontrados, suas palavras foram firmes e através de muito trabalho espera, com a ajuda de todos, um futuro promissor.
Em seguida o Deputado Federal Glauber Braga agradeceu a presença das autoridades e que o propósito do trabalho em conjunto com as prefeituras, ou seja, aglutinação de forças, irá proporcionar um grande avanço do desenvolvimento em conjunto.

A escolha de Trajano de Moraes para iniciar os trabalhos dessa reunião, foi em decorrência das grandes dificuldades que ora o município passa, tendo em vista, se encontrar em baixo nível do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região.

Glauber foi enfático em dizer que o objetivo do encontro é montar parcerias com os municípios vizinhos. Apesar da crise mundial financeira, o momento é de unir forças com os municípios e o Governo do Estado, e, que as reuniões de trabalho sejam de forma permanente (uma vez por mês), estabelecendo uma agenda comum de políticas públicas com o foco no desenvolvimento para a região centro norte fluminense.



"Essa idéia, foi se construindo ao longo dos anos e nesse início do mês de janeiro, iniciamos a primeira atividade, "Criação de um conselho político regional reunindo as reais necessidades e demandas dos Municípios, sem pensar isoladamente, mas sim como um bloco de municípios fortes" disse Glauber.

O evento foi marcante pela representatividade dos municípios desde Cachoeiras de Macacu, passando por Nova Friburgo, Sumidouro, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Carmo.

Todos estes municípios supracitados foram participantes em Trajano de Moraes com seus Prefeitos Municipais e representantes. São eles: Arthur Lima Garcia, Santa Maria Madalena, Silvio Daflon, Cordeiro, Juarez Gonçalves Corguinha, Sumidouro, Antônio Carlos Pagnuzzi Araújo, Duas Barras e Carlos Emanuel Ferreira Braz, Carmo. Os demais Municípios enviaram seus representantes diretos de: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Nova friburgo e Macuco.

Ao final do evento um documento intitulado "Carta de Trajano" foi elaborado e constou dos seguintes itens;

- Criação do suporte Circuito Serra Norte envolvendo os Municípios da região.

- Unificação de um calendário de eventos.

- Criação de um grupo de trabalho que estude a viabilidade de um Condomínio Industrial Regional.

- Concretização no mês de março de uma missão do Conselho para visita aos Ministérios e Secretarias de interesse comum da região.

- Buscar a ampliação do Festival de Inverno para outros municípios do Centro Norte Fluminense, consolidando o Festival regional.

- Criar a possibilidade de toda a região ter acesso aos cursos técnicos desenvolvidos pelo CEFET, FAETEC, CVT, Sistema S, entre outros.

- Disseminar o trabalho das caminhadas do Instituto Anda Brasil, com a primeira a ser realizada no Município de Trajano de Moraes, marcando o lançamento do Circuito Serra Norte.

- Implementar ações para beneficiar o segmento de micro e pequenas empresas com a parceria do Sebrae

- Buscar um diálogo com a CEDAE para a melhoria dos serviços em Trajano.

Além do eputado Federal Glauber Braga, Deputado Estadual Rogério Cabral e autoridades de outras localidades, o Município de Santa Maria Madalena foi representado pelos poderes Executivo e Legislativo, Prefeito Arthur Lima Garcia e Presidente da Cãmara Luiz Sérgio Freixo e Souza, respectivamente.

_________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
---------------------------------------------------------

2009 - 01(Janeiro) - 28-01-2009 - SANTA MARIA MADALENA RECEBEU O DEPUTADO FEDERAL GLAUBER BRAGA

No dia 28 de janeiro esteve em Santa Maria Madalena o Deputado Federal Glauber Braga. Em sua chegada, foi recebido no gabinete, pelo Prefeito Arthur Lima Garcia e pelo Secretário de Planejamento e Coordenação, Nestor Luiz Cardozo Lopes. Glauber veio acompanhado do ex-prefeito do Carmo, Odir Gonçalves Ribeiro e do Assessor Luiz Carlos Moreira.
O Deputado veio agradecer a força do Prefeito Arthur na região e disponibilizar seu gabinete em Brasília e em Nova Friburgo para as reivindicações que se fizerem necessárias.
Glauber é defensor de um trabalho de integração regional para o fortalecimento da região serrana e aproveitou a oportunidade, para convidar o Prefeito Arthur para participar da primeira reunião no Municipio de Trajano de Moraes no dia 30 de Janeiro.
Ele busca a união das várias lideranças políticas da região Centro Norte fluminense em torno de uma proposta comum de desenvolvimento,
NA FOTO: Arthur Garcia, Glauber Braga, Odir Gonçalves Ribeiro e Nestor Lopes,
Um pouco mais sobre o Deputado Glauber Braga
__________________________________

Foi secretário geral da Prefeitura de Nova Friburgo e presidente local do PSB,

Seu mandato parlamentar vai até março de 2010. Glauber Braga (PSB-RJ), assumiu a vaga de Deputado Federal deixada por Jorge Bittar (PT), atual secretário de Habitação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na eleição de 2004 Glauber obteve 51.259 votos - um recorde no município - da coligação PSB/PT/PCB.

Nova Friburgo não tem um deputado federal desde 1978. O último foi Amâncio Mário de Azevedo (ex-MDB) que, inclusive, faleceu durante o exercício do mandato, deixando o município órfão de um representante em Brasília.

__________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
-----------------------------------------------------------

2009 - 01(janeiro) - 27-01-2009 - EX-COMBATENTES DE GUERRA SERÃO HOMENAGEADOS EM SANTA MARIA MADALENA


Assim que o Prefeito de Santa Maria Madalena assumiu o mandato, uma das propostas apresentadas na área da preservação da memória, foi a justíssima homenagem aqueles que defenderam a nossa pátria - os ex-combatentes da segunda guerra mundial. A idéia foi do assessor de gabinete e ex-diretor da casa de Cultura Professor Francisco Portugal Neves, Mário Guimarães, que possuía este projeto desde 2005 e que foi impulsionado por um dos combatentes - o senhor Antonio Ferreira Valente Sobrinho.


Ele é um dos defensores, e com o devido merecimento, do projeto de uma placa comemorativa com os nomes dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. O projeto está sendo levado a efeito com o apoio do Prefeito Arthur Garcia, Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Nélson Neves Saraiva, representantes da Casa de Cultura Professor Francisco Portugal Neves, Jeane Caputo e Jomar Pereira Dias e, do assessor da Secretaria de Educação Sílvio de Arruda Valente.


O oficio com a solicitação foi encaminhado em mãos para o Comandante da Nona Bateria de Artilharia Antiaérea, Major Leandro Fernandes Moraes, Forte Marechal Hermes, em Macaé-RJ, no dia 28 de janeiro de 2009.

Agora é aguardar e comemorar a lembrança dos nossos bravos combatentes.
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
_________________________________
_________________________________
_________________________________

10 fevereiro 2009

2009 - 01(Janeiro) - 27-01-2009 - SECRETÁRIOS DE MADALENA PARTICIPAM DE REUNIÃO DO “IPHAN” NO RIO DE JANEIRO

Representantes dos municípios do Estado do Rio de Janeiro participaram do encontro organizado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizado no Copacabana Palace, no dia 27 de janeiro.
O evento reuniu prefeitos e/ou representantes de 82 municipios e transferiu aos gestores fluminenses e aos secretários de cultura das cidades interioranas sobre as funções do IPHAN e como é possível solicitar o auxílio do órgão federal em casos de tombamento histórico, preservação de patrimônio arqueológico e registros de expressões imateriais, como manifestações artísticas populares regionais.
Apresentado pelo superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, o evento cumpriu uma função didática ao lembrar a importância da preservação histórica e suas derivações. Decretos como o de nº 3.551, publicado em 2000, que estabelece a proteção do patrimônio imaterial, e a Lei nº 3.924, que dispõe sobre o patrimônio arqueológico, foram citados.

NA PRIMEIRA FOTO: O superintendente do IPHAN no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade.

Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães

Foto Rogério Santana
______________________
______________________

2009 - 01(Janeiro) - 27-01-2009 - SUPERINTENDENTE OPERACIONAL RECEBE RELATÓRIO DA DEFESA CIVIL DE SANTA MARIA MADALENA

Os grandes índices pluviométricos em Santa Maria Madalena, entre os meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009, trouxeram para o Município um grande volume de desmonoramentos, deslizamentos e afundamentos de estradas, ocasionando uma série de transtornos aos madalenenses.
Com esse problema em foco, no dia 27 de janeiro, o Secretário de Defesa Civil de Madalena, Ismael Vinícius Lima Domingues, reuniu-se na capital do Rio de Janeiro, com o Coronel BM Djalma Antônio de Souza Filho, Superintendente Operacional da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário, representando o Prefeito Arthur Garcia, apontou os principais problemas nas estradas com grande movimentação gravitacional de massa e intensas depressões de solo. As condições são precárias das principais vias de acesso ao município. As estradas RJs 182, 180 e 146, apontam uma situação crítica no Município. Um relatório com os referidos tipos de desastres foi entregue ao Coronel para a devida ciência e que fossem tomadas as devidas providências.
"Hoje isso já compromete a subsistência do Município e região, interrompendo as estradas vicinais o turismo, escoamento de produtos agrícolas, como pecuária leiteira e corte, afetando a economia da cidade.", disse o Secretário Ismael.
O trabalho da Defesa Civil em Santa Maria Madalena, sempre com um grande volume de ações, vem sendo desenvolvido desde o ano de 2002 e atua nos casos de acidentes, desastres, incêndios e na observação em grandes concentrações de pessoas, como por exemplo, eventos festivos.
Relatórios e avaliação de danos são frequentemente elaborados para evitar futuros transtornos à comunidade madalenense.
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
_________________________________
_________________________________

2009 - 01(Janeiro) - 22-01-2009 - PREFEITO ARTHUR GARCIA PARTICIPOU DE REUNIÃO EM CORDEIRO

No dia 22 de janeiro, às 11 horas da manhã, no auditório do Centro Cultural Ione Pecly, em Cordeiro, os Prefeitos: Sílvio Daflon, Guga de Paula, Prefeito de Cantagalo, Arthur Garcia, Prefeito de Santa Maria Madalena, além de várias outras lideranças políticas, estiveram reunidos com o Desembargador César Marques, da Delegacia do Tribunal Regional do Trabalho em Nova Friburgo. No âmbito das discussões, a permanência do TRT-RJ - Tribunal Regional do Trabalho na cidade de Cordeiro. Está em curso, uma decisão do TST - Tribunal Superior do Trabalho, para transferir o TRT de Cordeiro para Nova friburgo, dificultando e prejudicando o acesso dos trabalhadores de municípios mais longínquos à justiça do trabalho. Essa reunião foi levada a efeito com o objetivo de todos em conjunto encaminhassem ao Desembargador a permanência desse Tribunal em Cordeiro.
Estiveram presentes o Prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur LimaGarcia, Procurador Geral do Municipio, João Ponciano Americano e Secretário de Planejamento e Coordenação, Nestor Luiz Cardozo Lopes

NA FOTO: Prefeito Arthur Garcia fazendo uso da palavra na reunião em Cordeiro.

Foto: Nestor Lopes:
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
__________________
__________________

08 fevereiro 2009

2009 - 01(Janeiro) - 21-01-2009 - CONSTRUÇÃO DAS PCHs COMEÇA EM MARÇO

No dia 21 de janeiro, o Prefeito Arthur Garcia recebeu em seu Gabinete representantes da empresa Energisa Soluções Ltda.
Na visita dos profissionais, foram fornecidas informações relevantes dos benefícios que a construção das barragens na geração de energia podem trazer ao Município de Santa MariaMadalena.
A Energisa fechou contrato no valor de R$ 158,2 milhões com o consórcio WEG/Hisa/Engecom/Empa/Sercom/MEK para a construção de três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) entre os Municipios de Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. As três primeiras empresas serão as responsáveis pelo fornecimento dos equipamentos e as outras pela projeto de engenharia e construção das usinas.
As obras das PCHs Caju (10 MW), Santo Antônio (8 MW) e São Sebastião(13,2 MW) vão começar em março deste ano e serão realizadas simultaneamente. A operação comercial das unidades está prevista para maio de 2010.
As usinas serão instaladas no rio Grande e demandarão investimentos deR$ 200 milhões, sendo R$ 150 milhões financiados pelo BNDES. A amortização total dos investimentos deve ocorrer em 14 anos, após a operação das usinas. Toda a energia gerada será vendida ao mercado livre.
O empreendimento vai gerar um grande movimento no comércio madalenense, aquecendo a economia local e mobilizando vários setores da cidade. Estradas serão recuperadas para acesso dos equipamentos e para a montagem da estrutura da obra.


Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães

_________________________________

2009 - 01(janeiro) - 17-01-2009 - SECRETÁRIO DE TURISMO DE MADALENA PARTICIPOU DO PROJETO ANDA BRASIL


O Municipio de Rio das Ostras sediou no dia 17 de janeiro, na Fazenda São João, a primeira reunião de 2009 do Projeto Anda Brasil. A escolha pelo município se deu em função da abertura do calendário nacional de caminhadas, que aconteceu em um circuito da cidade.
Além de representantes dos municípios da Costa do Sol e Região Serrana, o Secretário de Turismo e Lazer de Santa Maria Madalena, Rodrigo Torres, também se fez presente e já disponibilizou a data de 3 de maio para a primeira caminhada de 2009 em Madalena.
O objetivo da reunião, de acordo com o presidente da Anda Brasil, Airton Violento, foi divulgar as ações da confederação previstas para 2009 e o calendário regional.
O evento foi uma oportunidade de os municípios se integrarem e dos novos secretários conhecerem as atividades da Anda Brasil, como também, gestores discutirem alternativas para o fomento do turismo regional.

Estavam presentes Alan Machado, secretário de Rio das Ostras, Celso Goulart sub-secretário de turismo de Rio das Ostras, Antônio Rossi Presidente da FUNDMACATUR e do Fórum de Secretários, Bruno e Mauricio, secretário e subsecretário de Casimiro de Abreu, Rodrigo Torres, secretário de Turismo e Lazer de Santa Maria Madalena, Nélson Neves Saraiva, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Santa Maria Madalena, Haroldo e Carla de Quissamã, Nicole de Búzios, Ana Beatriz de Silva Jardim e da Anda Rio, caminhantes do projeto e o Deputado Federal Glauber Braga que se colocou a disposição para ajudar a região e os projetos de turismo.

--
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães

_________________________________________

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA