22 junho 2009

2009 - 06 - 12-06-2009 - MONSENHOR DA IGREJA MARONITA CONHECEU SANTA MARIA MADALENA

No dia 12 de junho, Santa Maria Madalena recebeu o Monsenhor Ihab Chamoun, da Missão Maronita do Brasil. O encontro foi na Casa de Cultura Francisco Portugal Neves, onde famílias madalenenses de origem libanesa foram recepcioná-lo.
Antes de entrar na cidade, ele passeou pelo Largo do Machado e Arranchadouro, e, conheceu a história sobre a água da Biquinha Santa, a qual, quem bebe, sempre retorna a Madalena. Ele não pensou duas vezes, desceu do carro e foi beber da água.
Na chegada à Casa de Cultura, nas boas vindas à Santa Maria Madalena, ouviu o hino de sua terra natal e foi presenteado com uma imagem da Santa Maria Madalena. A recepção foi organizada pelo Juiz aposentado Geraldo José Machado, Luiz Carlos José Féres, Maria Carla Mansur Motta e Maria Elizabeth Féres de Aguiar. Este grupo está empenhado no projeto de um livro sobre a imigração libanesa ocorrida a partir do final do século XIX.
As pesquisas foram iniciadas no ano passado e essa equipe iniciou o processo de trabalho, com o objetivo de levantar os primeiros dados quanto a história de vida dos imigrantes, causas da imigração e os reflexos da mesma na Cidade de Madalena.
Na busca desses dados, contatos com algumas instituições foram estabelecidos, e dentre elas, com a Igreja Maronita, por ser a religião predominantemente professada pelos libaneses radicados em Madalena. Desta feita, a equipe, conheceu o Monsenhor que desde o início demonstrou a maior atenção ao trabalho, fornecendo dados, informações, localizando e colocando em contato com os familiares residentes no Líbano.
Após a elaboração dos textos, os mesmos foram lidos e passados pela supervisão do Monsenhor. Ao ler as histórias de vida dos imigrantes, Ihab Chamoun veio conhecer a cidade e os seus descendentes.
Quando o Monsenhor chegou, foi recebido por descendentes das famílias Féres, Abdalla, Enne e Mansur. Aproveitou para conhecer algumas biografias de madalenenses ilustres de origem libanesa que estavam estampadas num mural: FOUHED MANSUR, JORGE FÉRES MANSUR, ELIAS ABDO FRANCIS HELAYEL, NABY MANSUR, YOLANDA MANSUR, GILBER SIMÃO FÉRES, PEDRO FÉRES MANSUR, GINA ABDALLA, e outros.
Após a visita à Casa de Cultura e registros fotográficos, um almoço foi oferecido ao Monsenhor na casa do Senhor Geraldo Machado com a presença dos descendentes libaneses. Em seguida, o Monsenhor foi recebido na Igreja Matriz pelo coral madalenense, que apresentou duas músicas. Ainda na oportunidade ele visitou os túmulos dos libaneses, fazendo uma oração no cemitério da cidade. O Monsenhor enfatizou antes da oração no cemitério que graças aos imigrantes radicados em Madalena estávamos todos ali reunidos.
Ele ainda visitou as residências de Nair José e Luiz Carlos Féres onde orou face a mesma haver falecido no dia 10 de junho; casa de Geraldo Féres Mansur e a residência de Itagildásia Ferreira Féres (Nenê).
Todos ficaram muito maravilhados com a vinda do Monsenhor que tocou fundo de emoção seus descendentes. Foi um momento em que aqueles que participaram desse encontro, puderam ouvir um pouco, os acordes do senhor Nilson Abdalla no piano da saudosa Marina Sarmento, na Casa de Cultura Professor Francisco Portugal Neves.
O Monsenhor se despediu de todos dizendo ter sido um dia maravilhoso em Santa Maria Madalena.
_____________________________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria Madalena.

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA