07 outubro 2009

2009 - 10 - 07-10-2009 - Cabral reúne secretariado e anuncia ações para Olimpíadas

O governador Sérgio Cabral reuniu o seu secretariado e os presidentes de empresas públicas no Salão Nobre do Palácio Guanabara, na manhã desta quarta-feira, com o objetivo de traçar diretrizes e metas a serem cumpridas nos próximos sete anos, visando preparar o Estado do Rio para receber os Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa da Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas de 2016. Na ocasião, o governador assinou quatro decretos que marcam oficialmente o compromisso do governo estadual com a realização desses megaeventos.
O primeiro decreto determina a aplicação da marca dos Jogos Olímpicos nos documentos do Estado; o segundo trata da ampliação do programa Rio Olímpico; o terceiro prioriza os projetos relativos à Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016; e o quarto estabelece diretrizes para construções sustentáveis visando essas duas grandes competições.

– Vivemos um momento extraordinário e temos essa grande responsabilidade de estarmos virando o jogo no Rio de Janeiro. Mudamos a relação com o governo federal, estabelecemos parcerias com a prefeitura da capital e com os demais municípios do estado. E, do ponto de vista econômico, são mais de US$ 60 bilhões em investimentos públicos e privados garantidos nos próximos anos. Vivemos, repito, um grande momento, cuja síntese é a conquista dos Jogos Olímpicos. Quem imaginaria alguns anos atrás que ganharíamos da maior e da segunda maior nação do mundo, Estados Unidos e Japão, e de um grande país europeu, Espanha? – constatou Cabral.

Na abertura da reunião, da qual participaram como convidados o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário-geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório, o governador recebeu do secretariado, por meio da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, cartazes reproduzindo a primeira página de todos os principais jornais do mundo com a notícia da vitória do Rio na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, no último dia 2.
Cabral agradeceu a homenagem, liberou Paes e Osório para seus compromissos pessoais e tocou a reunião que durou mais de duas horas. Ao final, o governador contou que, além dos decretos assinados, o encontro de secretários estabeleceu metas, compromissos e cronogramas de projetos em todas as áreas, com ênfase naquelas consideradas prioritárias tanto pelo caderno de encargos da Fifa como do COI: meio ambiente/saneamento básico, transportes e segurança.

– Essas medidas servem não para que tenhamos um Rio de Janeiro preparado apenas para os Jogos Olímpicos, mas sim um Rio de Janeiro olímpico para seus cidadãos. Que os governos federal, estadual e municipal cheguem a 2016 oferecendo à população uma qualidade de vida de Primeiro Mundo, investindo pesado em saneamento básico, segurança e transportes – garantiu o governador.

Cabral disse que, nos próximos meses, o governo estadual e a prefeitura do Rio vão preparar projetos que dependem de recursos federais. Essas demandas posteriormente serão apresentadas ao presidente Lula e aos ministros do governo federal em uma reunião a ser marcada.

- Nesse meio tempo, mais exatamente dos dias 29 a 31 deste mês, uma delegação de 15 pessoas do COI estará no Rio para discutir conosco os próximos passos a serem dados. Daí, a decisão de fazermos hoje esta reunião, assim como fez a prefeitura anteontem, para que já nesse encontro apresentemos medidas e ações concretas – completou Cabral.

Por fim, o governador informou que determinou um prazo de 30 dias para a criação de um site do governo do estado pelo qual a população possa acompanhar passo a passo o andamento dos projetos do estado para as Olimpíadas. Dos projetos previstos, o governador considera a implantação da Linha 4, entre Gávea e Barra, o maior desafio a ser vencido.

Ainda na área de transportes, ele disse que há um plano de criação de uma BRT (Bus Rapid Transit) entre o Galeão e a Avenida Brasil, passando pela Ilha do Fundão. Esta BRT se conectaria com a futura BRT da Avenida Brasil, entre o Centro da cidade e o Trevo das Margaridas, em Irajá. Sobre o Aeroporto Tom Jobim, Cabral, mais uma vez, defendeu a imediata concessão do terminal para a iniciativa privada como única forma de viabilizá-lo para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Na área de segurança, o governador destacou a informatização de todos os batalhões da PM até o fim do ano e a construção da Cidade da Polícia Civil, além da recente inauguração do novo Instituto Médio Legal, como medidas importantes que o governo do estado vem tomando para garantir defnitivamente a tranquilidade da população, independente da realização de grandes eventos esportivos.



__________________________
Por Guedes de Freitas
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Fotógrafo - Carlos Magno
__________________________

Nenhum comentário:

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA