24 outubro 2009

2009 - 10 - 19-10-2009 - IRMÃOS SUIÇOS LANÇAM MAIS UMA OBRA EM SANTA MARIA MADALENA

SANTA MARIA MADALENA EM FESTA COM A VINDA DOS IRMÃOS SUIÇOS


O VI encontro Suíço-Brasileiro realizado entre os dias 16 e 21 de outubro, em Nova Friburgo ampliou mais ainda, neste ano de 2009, a vinda dos suíços para a região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Além da cidade sede do evento, outros municípios como Tanguá, Cantagalo e Santa Maria Madalena receberam a visita deles, com cerca de 327 suiços.

------------------------------------------------------------------
RECEPÇÃO EM SANTA MARIA MADALENA
------------------------------------------------------------------


Em Santa Maria Madalena, o dia especial de festa foi no dia 19 de outubro. Num comboio com três ônibus e uma comitiva de mais de 120 pessoas, eles chegaram por volta das 11 da manhã. Os irmãos suíços, já conhecidos pelos madalenenses, foram recepcionados na entrada da cidade, pela banda de música centenária (fundada em 06 de fevereiro de 1897) Euterpe Madalenense. Eles foram recebidos pelo Prefeito Arthur Lima Garcia, Vice-Prefeito, Angelino Lines, madalenenses e também, de descendentes europeus.
Liderados pelo embaixador da Associação Lê Tireur Fribourgeois, Marcel Auguste Schuwey, a população festejou a chegada empunhando bandeiras da Suíça ao longo da Barão de Madalena.

-------------------------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRA VISITA NA PRAÇA CORONEL BRAZ FERNANDES CARNEIRO VIANNA
-------------------------------------------------------------------------------------------
Na Praça Coronel Braz, uma parada estratégica para um rápido lanche, em tendas especialmente instaladas pelas Secretarias de Turismo e Defesa Civil, com frutas, pães, bolos e sucos. Ainda na Praça, eles conheceram fotografias de Madalena e puderam conhecer um pouco da história da cidade, curiosidades e sobre a atriz Dercy Gonçalves, na Calçada da Fama.
Os nobres visitantes também foram informados de todas as conquistas já alcançadas pela Associação Tireur Fribourgeouis de Santa Maria Madalena até então. Os textos eram lidos em português e francês, com tradução simultânea por profissionais da Aliança Francesa de Nova Friburgo.

Durante o tempo que ficaram na Praça Coronel Braz, apresentações foram exibidas, pelos madalenenses, uma demonstração dos alunos campeões de karate de Santa Maria Madalena e, pelos suíços, apresentações de números musicais com a Banda de Música - Lês 3 Canards, com direito até a “Aquarela do Brasil”. Dançarinos do Les Coraules de Bulle, se apresentaram com passos delicados e coordenados dos casais ao som de instrumentos de sopros.



------------------------------------------
CORAL NA IGREJA MATRIZ
------------------------------------------

Em seguida, a festa continuou com uma caminhada até a Igreja Matriz, onde houve apresentação do Coral de Santa Maria Madalena. O maestro Marcelo Romeiro Juliano presenteou-os com musicas francesas e também, a nossa mais famosa, “Cidade Maravilhosa”.

-------------------------------------
PEDRA FUNDAMENTAL
-------------------------------------

Foram muitos cumprimentos durante a visita dos ilustres visitantes: recepção na Praça Coronel Braz, na Igreja Matriz, na Praça Frouthé, na Associação Lê Tireur Fribourgeois, no Colégio Geraldo Lima Garcia e na Escola de Artesanato, tudo em reconhecimento por essa parceria de construção estabelecida desde o ano de 2003.

No bairro arranchadouro, onde as obras estão concentradas, tivemos o lançamento da Pedra Fundamental para edificação de uma escola em Marcenaria e Carpintaria para atender jovens adolescentes de Santa Maria Madalena.

O evento contou com participação das autoridades suíças e madalenenses. Em seu discurso, Marcel Schuwey disse: “Cinco anos atrás, 44 atiradores do Canton de Fribourg, na Suíça, estiveram aqui para inaugurar o Pavilhão Centro de Formação Profissional. Hoje, com mais de 130 suiços, vamos selar uma pedra para construir uma marcenaria, uma nova etapa entre dois povos que se amam. ISSO É ALEGRIA PURA.”



----------------
FEIJOADA
----------------

Já por volta das 15 horas, um almoço de boas vindas no Madalena Campestre Clube foi o desfecho desse dia inesquecível onde o reconhecimento e o grande trabalho em equipe foi evidenciado por esses grandes cidadãos beneméritos. Feijoada, caipirinha e doces maravilhosos.

------------------------------------------------------------------
Autoridades que participaram deste evento
-------------------------------------------------------------------
Conseiller d’Etat Fribourg (Ministro de Estado), Pascal Corminboeuf, Deputado Estadual do cantão de Fribourg - Chanceler de Estado, Danielle Gagnaux, Deputada de Estado de Cugy, Nadia Savary, Prefeito de Fribourg, Jean-Claude Schuwey - Prefeito de Bellegarde - Yves Sudan Conseiller Communal Bulle, Vereador de Bulle - Raphaël Fessler, Presidente da AFNF Fribourg - Marcus Baumer, Chefe da Cultura da Cidade de Fribourg, Roberto Wermelinger - Presidente da AFNF – Nova Friburgo, Prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia, Vice-Prefeito Angelino Lines, Presidente da Associação Lê Tireur Fribourgeois, Ana Paula Torres, entre outros.


-------------------------------------------------------------------------------------------
AÇÕES REALIZADAS DESDE A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO LE TIREUR FRIBOURGEOUIS DE SANTA MARIA MADALENA
------------------------------------------------------------------------------------------

2005 - 21-03-2005 - Construção do Centro de Formação Profissional Le Tireur Fribourgeouis, no bairro Arranchadouro.
2005 - Doação de Vídeo e TV para a Escola de Artesanato Mineral.
2006 - Festa de Natal para as crianças da Escola Geraldo Lima Garcia.
2006 - Doação de Máquinas e equipamentos para a Escola de Artesanato Mineral.
2007 - Colocação de divisórias no Centro de Formação Profissional
2007 - Inauguração da Casa de Artesanato.
2007 - Festa de Natal nas localidades de Dr. Loreti, Sossego do Imbé, Agulha dos Leais, Brinco e Santo Antônio do Imbé.
2008 - Festa de Natal para as crianças do Sossego do Imbé e Santo Antônio do Imbé.
2009 - Doação à Associação “Novo Mundo” uma máquina para fabricar vassouras com material PET.
2009 - 19-10-2009 - Lançamento da Pedra Fundamental para construção da escola de qualificação profissional em marcenaria e carpimtaria.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------
SAIBA MAIS SOBRE A ASSOCIAÇÃO LÊ TIREUR FRIBOURGEOIS
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A ATFSMM é uma organização Helvético-Brasileira social beneficente. O objetivo dela é criar possibilidades para formação profissional, construir e manter instalações relativas deles em favor da juventude. Santa Maria Madalena é uma pequena cidade situada na serra do Estado do Rio de Janeiro no Brasil. Nossa associação foi fundada em 2006 e ela é patronada pela Sociedade de atiradores do cantão de Fribourg na Suíça.
Juridicamente, ela é uma associação de interesse público de direito Suíço. Ela é diretamente ligada à associação irmã «Associação LE TIREUR FRIBOURGEOIS Santa Maria Madalena» de mesmo direito brasileiro.
A associação brasileira gera um centro de formação profissional, financiado pelas coletas organizadas pelo comitê e os membros da associação que tem sua sede em Fribourg (Suíça). As duas associações se complementam como mostra o gráfico:

Os objetivos da associação são :
colher fundos para sustentar a associação de direito brasileiro, Associação “Le Tireur fribourgeois» que tem sua sede em Santa Maria Madalena e que gere o Centro de formação profissional “Le Tireur fribourgeois”;
estudar as ações de apoio propostas pela Associação “Le Tireur fribourgeois”;
atribuir os ingressos necessários para realizar os projetos em relação a formação profissional como também as manifestações e intercâmbios culturais e linguistícos entre a Suíça e o Brasil segundo as propostas da Associação “LE TIREUR FRIBOURGEOIS” em Santa Maria Madalena e aceitas pela Association “LE TIREUR FRIBOURGEOIS” na Suíça.

Página para ser visitada -
http://www.atfsmm.ch/
____________________________

Edição e Fotografia: Mário Guimarães
_______________________________

Nenhum comentário:

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA