23 março 2009

2009 - 03 - 18-03-2009 - SANTA MARIA MADALENA NO CAMINHO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE


Em 27 de janeiro deste ano, o Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Torres Lima e o Secretário de Planejamento, Nestor Lopes participaram juntamente com representantes de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, do encontro organizado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,
O evento reuniu prefeitos e/ou representantes de 82 municipios e transferiu aos gestores fluminenses e aos secretários de cultura das cidades interioranas sobre as funções do IPHAN e como é possível solicitar o auxílio do órgão federal em casos de tombamento histórico, preservação de patrimônio arqueológico e registros de expressões imateriais, como manifestações artísticas populares regionais.
Dessa feita, em reunião realizada na Secretaria de Turismo e Lazer, no dia 18 de março, representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Santa Maria Madalena colocaram em pauta este projeto da preservação dos casarios e prédios da cidade.
Porém, como parte das discussões, apareceram questionamentos sobre quais são as normas de conduta a serem adotadas pelos proprietários, a responsabilidade da Prefeitura como órgão público executivo local, as parcerias e a implantação dos trabalhos. Dúvidas que o Secretário Municipal de Turismo e Lazer, Sr. Rodrigo Torres Lima, pretende elucidar em reunião a ser marcada com membros do IPHAN, no Rio de Janeiro.
Também foi decidido que, paralelamente, o próprio Conselho em parceria com a comunidade e Secretarias da Municipalidade, fará um levantamento do que se considera patrimônio municipal, criando o LIVRO DE TOMBO para lançamento dos prédios cuja fachada interessa sua preservação.
Ainda como propostas para preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade foi proposto a revisão do código de obras e da Lei Orgânica do Município.
Participaram da reunião: o Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Torres Lima, Secretário de Obras e Serviços Públicos, Jamil Enne Júnior, Secretário de Planejamento e Coordenação, Nestor Luiz Cardozo Lopes, Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria Madalena, Luiz Sérgio Freixo e Souza, Diretora da Casa da Cultura, Jeane Caputo, Assessor de Imprensa, Mário Henrique Sá Barreto Guimarães, representante da Secretaria de Educação, Maria Antonia Abreu Carrilho, representante da Câmara Municipal, Vânia Amaral Freixo, Maria de Magdala Feijó Torres, assessora da Secretaria de Turismo, Elaine Sampaio Leite.


_______________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
_______________________________

Nenhum comentário:

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA