15 outubro 2009

2009 - 10 - 15-10-2009 - Faleceu o campeão de mandatos da política Madalenense - Cláudio Feijó Sampaio





Por sete décadas, o ex-prefeito Cláudio Feijó Sampaio ocupou cargos políticos no Municipio de Santa Maria Madalena.









CLÁUDIO FEIJÓ SAMPAIO nasceu em 12 de outubro de 1922. Filho de ELZIR FEIJÓ SAMPAIO e SYLVIA FEIJÓ SAMPAIO. Seu pai Elzir era filho de um dos mais importantes empreendedores do Nordeste - MENDO DE SÁ BARRETO SAMPAIO, nome da escola localizada em Dr. Loretti, 4º distrito de Santa Maria Madalena-RJ.
Começou seus primeiros estudos em Recife, Pernambuco e em 1932, seu pai viajou de navio para o Rio de Janeiro e em seguida, viajou de trem para comprar uma fazenda de café no Município de Santa Maria Madalena, a fazenda Boa Vista, localizada na Parada da Paz, no distrito de Dr. Loretti.
Casou-se com a Senhora NORMA LOURDES FEIJÓ SAMPAIO e tiveram os seguintes filhos: GUILHERME, ROSANE, ELIANA, CRISTIANA e LUCIANA.
Em seu segundo matrimônio casou-se com MARIA STELA FEIJÓ SAMPAIO e tiveram os seguintes filhos: CLÁUDIA MARIA, SILVIA MARIA e GUSTAVO.
Elegeu-se Vereador pela primeira vez em 1937 pela UDN, no Governo Municipal Antônio Franco. Retornou a Vereança em 1947 no Governo do Dr. Manoel Verbicário, e depois entre os anos de 1950 a 1954, chegando a ocupar a Presidência da Câmara Municipal no ano de 1953.
Candidatou-se à Vice-Prefeito juntamente com Ariovaldo Soares em 1959 a 1961.
Em 31 de dezembro de 1960 o Prefeito Municipal Ariovaldo Soares afastou-se por 120 dias do Governo Municipal, assumindo Cláudio Feijó Sampaio, pela primeira vez a Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena.
No pleito de 15 de dezembro de 1966, elegeu-se Prefeito Municipal, na chapa Cláudio Feijó Sampaio e Gilber Simão Feres, assumindo o cargo em 31 de janeiro de 1967, concluindo o mandato até 31 de janeiro de 1971.
Em 31 de janeiro de 1973 assume a Prefeitura Municipal junto com Gilber Simão Feres, concluindo o mandato até 01 de fevereiro de 1977.
Retornou a Prefeitura, no pleito de 15 de novembro de 1982, assumindo em 31 de janeiro de 1983 e concluindo até 31 de dezembro de 1988.
Em 08 de junho de 1991 recebeu Título de Cidadão Benemérito de Santa Maria Madalena, do então Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jomar Pereira Dias, autor do Projeto de Resolução.
Em 03 de outubro de 1992 foi eleito novamente para Prefeito do Município, juntamente com a Vice-Prefeita, sua esposa Maria Stella Feijó Sampaio, tomando posse do cargo em 01 de janeiro de 1993 e concluindo o mandato até 31 de dezembro de 1996. Foi o Prefeito, com mais mandatos no Município. Em 1960, 31/01/1967 a 31/01/1971, 31/01/1973 a 01/02/1977, 31/01/1983 a 31/12/1988 e 01/01/1993 a 31/12/1996.

___________________________________________________________________

FLASHES DE MOMENTOS DA VIDA POLÍTICA DO PREFEITO CLÁUDIO FEIJÓ SAMPAIO
















































___________________________________________________________________

SAIBA QUEM FOI MENDO DE SÁ BARRETO SAMPAIO, AVÔ DE CLÁUDIO FEIJÓ SAMPAIO
___________________________________________________________________

FOTOS DIGITALIZADAS POR MÁRIO GUIMARÃES:

01 - Cláudio Feijó Sampaio
02 - Cláudio Sampaio no Ribeirão Santíssimo acompanhado por Hélio Machado, Othon Gwyer de Azevedo e José Perdomo
03 - Em 1968, inauguração da Avenida Irmãos Estrela, Dráusio Medina e Zoelder Poubel
04 - Cláudio em evento escolar
05 - Em 1969, inauguração da rodoviária do Imbé com Waldemar Ramos e Hélio Machado
06 - Hely, Nílson Maia, Zélio Machado, Dr. Antônio Lira, Dr. Marlon Fabiano Seixas, Vera Lúcia Machado Trindade, Cláudio Sampaio, Hildebrando Lima Rocha, Hélio Machado Botelho, Ivo Marreto, na residencia do Sr. Zélio Machado.
07 - Em 2008, com parentes Sá Barreto, na festa de 100 anos do Sr. David Alves, em Conceição de Macabu. Cláudio Sampaio, Mariana Guimarães, Gustavo Sampaio e Mário Henrique Sá Barreto Guimarães
08 - BIOGRAFIA DE MENDO DE SÁ BARRETO SAMPAIO



Edição Mário Guimarães
___________________________________________________________________

5 comentários:

Mariano- Argentina disse...

Don Claudio. Una gran persona a quien tuve oportunidad de conocer ya que soy tio de uno de sus nietos. Hombre inteligente, amable y con un gran sentido del humor. Recorrí junto a él y a su hijo Guilherme todo el camino entre Trajano y Madalena y era increible ver cómo la gente lo quería y lo respetaba. Se sentirá mucho su falta.

POUBLOG disse...

Conheci bem Seu Claudio, convivi com ele um bom período e ele sempre me tratou com dignidade e respeito.
Na primeira vez que a Dercy Gonçalves voltou a Madalena, trazida pelas mãos de Claudio, fiquei a pedido dele de motorista dela, levando-a para onde ela queria ir, numa rural willis de propriedade dele. Foi uma interessante experiência para mim que tinha 16 anos(mas tinha carteira porque na época foi permitido durante um período e eu tirei). Quero fazer uma correção, em uma das fotos esta com ele meu pai, o ex-deputado, ainda vivo, Zoelzer Poubel e não Zoelder como esta escrito.
Saudações

EdaMata disse...

Por favor você teria essa reportagem em tamanho maior, pois essa resolução não tá legal. Meu email: sezenem21@hotmail.com meu nome é Eduardo Menezes e moro em Catende/PE.

Unknown disse...

Eu Juan persico feijo sampaio seu neto, filho de claudia maria e patricio persico. Sinto uma enorme saudade de meu avô. Ainda hoje ouso historias de amigos e conhecidos a seu respeito, e a cada dia percebo o quanto foi importante sua participaçao politica. Um grande homem com que me orgulho em chamar de avô. Era muito amado, tanto por sua familia quanto por seus amigos.

Unknown disse...

esse era um grande homem e eu o amei tanto, no seu colo me senti tao protegida era enorme o carinho que me dedicava, sinto uma enorme emoçao em falar de voce meu padrinho querido, a ultima vez que nos vimos vc me disse que meu nome estava escrito em teu coraçao com letras de fogo, e eu nunca esqueci!!! hoje senti tanta saudade de voce que fui para o google procurar por voce chorei ao te encontrar, meu amigo meu heroi. companheiro de travessuras do meu pai. lembra a historia do punhal do bruxo augusto de oliveira so voce se meteram nessa historia de assombraçao, nossa!!!!! vcs dois eram malucos mesmo e agora ? o que vcs dois estao aprontando ai no eternidade? devem estar sendo xingados pela dercy porque vcs dois aqui na terra nao eram faceis rsrsrs e eu amo tanto vcs dois!!! e que saudade que sinto! um dia verei a vcs outra vez.gerusa . sua afiliada com saudades eterna.

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA