12 fevereiro 2009

2009 - 01(Janeiro) - 30-01-2009 - PREFEITO ARTHUR GARCIA PARTICIPA JUNTO COM O DEPUTADO FEDERAL GLAUBER BRAGA PROJETO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

No dia 30 de janeiro, na manhã de sexta-feira, o Município de Trajano de Moraes sediou o 1 encontro para integração das regiões Centro-norte Fluminense no Estado do Rio de Janeiro.

O anfitrião, Prefeito Carlos Gomes, iniciou a abertura do evento agradecendo a importante presença das autoridades das várias localidades da região e, explanou uma breve introdução da história, atrativos turísticos e da situação encontrada na cidade. O município encontra-se em situação delicada, com mais de 15 milhões de dívidas, salários atrasados dos funcionários e mais de 500 processos contra a prefeitura.

Apesar dos contrastes e dos problemas encontrados, suas palavras foram firmes e através de muito trabalho espera, com a ajuda de todos, um futuro promissor.
Em seguida o Deputado Federal Glauber Braga agradeceu a presença das autoridades e que o propósito do trabalho em conjunto com as prefeituras, ou seja, aglutinação de forças, irá proporcionar um grande avanço do desenvolvimento em conjunto.

A escolha de Trajano de Moraes para iniciar os trabalhos dessa reunião, foi em decorrência das grandes dificuldades que ora o município passa, tendo em vista, se encontrar em baixo nível do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região.

Glauber foi enfático em dizer que o objetivo do encontro é montar parcerias com os municípios vizinhos. Apesar da crise mundial financeira, o momento é de unir forças com os municípios e o Governo do Estado, e, que as reuniões de trabalho sejam de forma permanente (uma vez por mês), estabelecendo uma agenda comum de políticas públicas com o foco no desenvolvimento para a região centro norte fluminense.



"Essa idéia, foi se construindo ao longo dos anos e nesse início do mês de janeiro, iniciamos a primeira atividade, "Criação de um conselho político regional reunindo as reais necessidades e demandas dos Municípios, sem pensar isoladamente, mas sim como um bloco de municípios fortes" disse Glauber.

O evento foi marcante pela representatividade dos municípios desde Cachoeiras de Macacu, passando por Nova Friburgo, Sumidouro, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Carmo.

Todos estes municípios supracitados foram participantes em Trajano de Moraes com seus Prefeitos Municipais e representantes. São eles: Arthur Lima Garcia, Santa Maria Madalena, Silvio Daflon, Cordeiro, Juarez Gonçalves Corguinha, Sumidouro, Antônio Carlos Pagnuzzi Araújo, Duas Barras e Carlos Emanuel Ferreira Braz, Carmo. Os demais Municípios enviaram seus representantes diretos de: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Nova friburgo e Macuco.

Ao final do evento um documento intitulado "Carta de Trajano" foi elaborado e constou dos seguintes itens;

- Criação do suporte Circuito Serra Norte envolvendo os Municípios da região.

- Unificação de um calendário de eventos.

- Criação de um grupo de trabalho que estude a viabilidade de um Condomínio Industrial Regional.

- Concretização no mês de março de uma missão do Conselho para visita aos Ministérios e Secretarias de interesse comum da região.

- Buscar a ampliação do Festival de Inverno para outros municípios do Centro Norte Fluminense, consolidando o Festival regional.

- Criar a possibilidade de toda a região ter acesso aos cursos técnicos desenvolvidos pelo CEFET, FAETEC, CVT, Sistema S, entre outros.

- Disseminar o trabalho das caminhadas do Instituto Anda Brasil, com a primeira a ser realizada no Município de Trajano de Moraes, marcando o lançamento do Circuito Serra Norte.

- Implementar ações para beneficiar o segmento de micro e pequenas empresas com a parceria do Sebrae

- Buscar um diálogo com a CEDAE para a melhoria dos serviços em Trajano.

Além do eputado Federal Glauber Braga, Deputado Estadual Rogério Cabral e autoridades de outras localidades, o Município de Santa Maria Madalena foi representado pelos poderes Executivo e Legislativo, Prefeito Arthur Lima Garcia e Presidente da Cãmara Luiz Sérgio Freixo e Souza, respectivamente.

_________________________________
Edição de texto e fotografia: Mário Guimarães
---------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Notícias do G1

IGREJA MATRIZ

IGREJA MATRIZ
SANTA MARIA MADALENA